Titulo

Pesquise neste blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Apresentação do Guia do Estudante

O Centro Interescolar de Línguas de Brasília – CIL de Brasília foi fundado há 35 anos, segundo
a Resolução nº 40 de 14 de agosto de 1975, pela então Fundação Educacional do Distrito Federal. A instituição integra a estrutura da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, juntamente com outras sete escolas públicas responsáveis por ministrar aulas no componente Língua Estrangeira Moderna (LEM). Seu objetivo geral é a construção do conhecimento do aluno para que possa ler, entender, falar e escrever, ao menos, uma LEM com qualidade e eficiência, contribuindo para o desenvolvimento de competências, o acesso ao mundo do trabalho e a formação para o exercício da cidadania. O CIL de Brasília oferece LEM (Alemão, Espanhol, Francês, e Inglês), em regime de intercomplentaridade, às seguintes instituições educacionais da SEEDF, denominadas tributárias, Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO), e Centro de Ensino Fundamental 02 de Brasília. Em regime complementar, disponibiliza Espanhol, Francês, Inglês e Alemão aos alunos da Rede Pública (Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio), assim como aos alunos da comunidade que ingressaram até 2004, e servidores da SEEDF que efetivarem a matrícula na instituição em julho de 2009, por meio de projeto específico. Em 2012, o CIL de Brasília beneficiará aproximadamente 8.000 alunos em suas salas de aula e demais dependências.

O CIL de Brasília segue o Currículo da Educação Básica da Rede Pública de Ensino com metodologia específica para o ensino de línguas definidas em sua Proposta Pedagógica, em dois cursos distintos, com regimes semestrais, o Curso Pleno e o Curso Específico. No Curso Pleno, com duração de sete anos, os alunos são agrupados em ciclos/níveis, a saber: Juvenil – J1 e J2; Básico – B1, B2, B3, B4, B5; Intermediário – I1, I2, I3, I4; e Avançado – A1, A2, A3. As aulas são ministradas uma (aula dupla), duas ou três vezes por semana, dependendo do nível e disponibilidade na grade horária. No Curso Específico, os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 2º e 3º segmentos, ingressantes em 2010, são agrupados nos níveis E1, E2, E3, E4, E5 e E6. A duração do curso é de três anos e as aulas são ministradas em um (aula dupla) ou dois dias por semana.

Em se tratando de grupos de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE), a metodologia é adaptada às especificidades de cada grupo, atendendo, assim, alunos com deficiência auditiva (DA), bem como aqueles com outras deficiências, em turmas de Classe Comum e Unidade Especial. O CIL de Brasília é um espaço de convivência e aprendizagem. Dessa forma, solicitamos a sua atenção para que as nossas diretrizes sejam observadas e os direitos e deveres de toda a comunidade escolar sejam garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário